Comandante do 9º Batalhão da Brigada Militar, o tenente-coronel Luciano Moritz afirmou nesta segunda-feira (9), em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, que irá entregar um pedido formal à prefeitura de Porto Alegre para que alguns eventos, incluindo o Carnaval de 2021, sejam realizados em outros locais.
Segundo Moritz, a ideia é de que o St. Patrick's Day, que acontece no próximo dia 17 na Rua Padre Chagas, no Moinhos de Vento, seja transferido para o Parcão. Já para o Carnaval de rua do ano que vem, o destino seria a orla do Guaíba, e não mais a Cidade Baixa.
Conforme o comandante, o pedido é para que, nos próximos eventos, a BM tenha mais controle sobre a multidão e evite brigas e confusões, como as ocorridas no mês passado na Cidade Baixa, após o encerramento dos blocos na Praça Garibaldi. Durante três noites seguidas, os policiais utilizaram bombas de efeito moral para dispersar o público que continuava no bairro depois do término da programação oficial.
A BM acredita que a Orla é um ambiente mais controlável e de fácil monitoramento. Moritz disse ter utilizado efetivo de mil policiais nas vias da Cidade Baixa durante os quatro dias de Carnaval de rua deste ano.
Moritz também defendeu a mudança citando os moradores dos bairros, que, segundo ele, muitas vezes não conseguem entrar e sair de casa em dias de evento. A decisão final, no entanto, é da prefeitura de Porto Alegre.