Alunos que utilizam o transporte intermunicipal e necessitam do passe livre estudantil estão encontrando dificuldades na emissão do documento. O problema envolve o programa utilizado pela Metroplan que faz o envio dos arquivos de cada aluno para a Associação de Transporte Metropolitano (ATM). Mesmo o estudante constando como apto no sistema da ATM, a liberação não é feita por falta dos documentos.
De acordo com a Metroplan, a falha no sistema já estaria ocorrendo há pelo menos 20 dias e afeta os alunos que já utilizam o benefício e também quem está solicitando pela primeira vez. Ainda segundo o órgão, o problema envolveria, principalmente, os usuários do cartão TEU.
Estudante de direito, Nelson Groehs mora em Porto Alegre e é aluno na Ulbra Canoas com bolsa do Prouni. Ele está desde a última sexta-feira (14) em busca de informações sobre o envio dos materiais. Enquanto isso, não consegue ir às aulas, que se iniciaram na segunda-feira (17), em razão dos custos do trajeto.
— Não tenho como ir (às aulas) sem o passe livre. Somente para ida e volta teria de desembolsar quase R$ 20. Esse problema ocorreu no ano passado e agora estou passando por isso novamente — afirma o estudante.
A Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) já está em busca de solução para o problema. A Metroplan avalia que a normalização do serviço irá ocorrer até o final desta semana.
O passe livre estudantil está disponível para estudantes que comprovem renda familiar não superior a um salário minimo e meio per capita que necessitam se deslocar com uso do transporte intermunicipal entre sua residencia e estabelecimento de ensino.