A partir da primeira semana de março, os porto-alegrenses vão poder escolher a marca símbolo da cidade. A decisão será por meio de uma consulta pública que irá ocorrer até o dia 22 de março. Três opções, cujas imagens ainda não foram divulgadas, estarão disponíveis para escolha e foram desenvolvidas com a colaboração voluntária de representantes de 40 bairros da cidade e de profissionais de 44 empresas de design.
A ideia, desenvolvida pelo grupo O Que Marca Porto Alegre, é que a imagem possa representar a Capital, atrair visitantes, investimentos e projetar a cidade em nível nacional e internacional. Os desenvolvedores tiveram como inspiração projetos reconhecidos mundialmente como os realizados em Nova York, Melbourne e Porto.
O projeto integra o Pacto Alegre, que vem realizando projetos por meio de parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.
Depois de selecionada, a proposta do grupo é conseguir parceiros para distribuir a marca por diversos pontos, como mobiliário urbano, outdoors e lugares símbolos de Porto Alegre, além de sites e aplicativos de turismo.
A coordenadora do projeto, Daniela Nunes, afirma que a integração entre os setores vem possibilitando a realização de cada uma das etapas.
- Temos pessoas engajadas de vários setores da sociedade e também do poder público. Todas contribuem de forma gratuita e estão juntas por acreditar na importância de melhorar a cidade - afirma.
A consulta pública ocorrerá por meio de um site desenvolvido especialmente para a ocasião, e o resultado será apresentado no aniversário da cidade, no dia 26 de março.