Uma árvore de grande porte tombou na manhã desta quarta-feira (26) na Rua General Souza Doca, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Um poste foi atingido e fios arrebentaram, deixando 140 clientes sem luz na região. A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) já está fazendo o atendimento em conjunto com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), devido à fiação elétrica.
A queda foi ouvida pelos moradores por volta das 6h30min. A raiz da árvore foi arrancada do solo. A casinha do segurança da rua chegou a ser atingida, mas ele não estava trabalhando no momento do acidente. Ninguém ficou ferido.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está no local. O trânsito está interrompido nos dois sentidos da via, entre a Rua Felipe de Oliveira e a Avenida Protásio Alves.
De acordo com CEEE, o local ainda está isolado, evitando risco de choque. Outro poste será colocado e os ramais serão refeitos. Getúlio Prestes, 58 anos, mora em frente ao local onde a árvore caiu e pensou se tratar de uma obra.
— Eu levei um susto. Ouvi um estouro e pensei que o vizinho estava fazendo obra. Quando saí, vi a árvore caída — disse.
O síndico de um prédio próximo reclama da demora no atendimento da prefeitura.
— A gente ligou para fazer a poda da árvore e não vieram. E tem a calçada que fica estragada. Quem arruma? — afirmou Eduardo Andrade, 63 anos.
Queda de árvores na Rua General Souza Doca não é algo incomum. No dia 31 de outubro do ano passado, outra árvore já havia caído ao lado do vegetal que tombou nesta quarta.
Na Rua Chile, bairro Jardim Botânico, uma árvore também bloqueou o trânsito entre as ruas Itaboraí e Felizardo. Foi feito o corte e a liberação ocorreu por volta das 8h30min. Não houve falta de luz.