O temporal que atingiu Porto Alegre na tarde passada deixa 35 localidades sem água na cidade, na manhã desta quinta-feira (16), segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Sem energia elétrica, estações de tratamento e de bombeamento pararam, e o serviço é mais afetado nas pontas da rede — em áreas mais altas da cidade.
Apesar do retorno da luz, alguns locais seguem sem abastecimento. O Dmae afirma que está com equipes trabalhando para normalizar o sistema.
As localidades com registro de problemas — mas que devem ter o serviço reestabelecido aos poucos — são:
- Ilha das Flores
- Ilha dos Marinheiros
- Ilha do Pavão
- Ilha da Pintada
- Bom Jesus
- Vila Jardim
- Vila Fátima-Pinto
- Cefer II
- Vila Floresta
- Vila Ipiranga (parte alta)
- Morro do Osso
- Ponta Grossa
- Cristal (parte alta)
- Santa Tereza
- Televisão
- Vila Santa Rita
- Belém Velho
- Vila Nova
- Medianeira
- Nonoai
- Teresópolis
- Glória
- Centro
- Petrópolis
- Três Figueiras
- Chácara das Pedras
- Menino Deus (parte)
- São José
- Aparício Borges
- Partenon
- Santo Antonio (parte)
- Espírito Santo
- Guarujá
- Serraria
- Vila dos Sargentos
O Dmae informa que já está em recuperação, ou seja, com o sistema sendo normalizado, nos bairros Protásio Alves, Morro Santana, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Menino Deus (parte), Tristeza (parte), Vila Assunção, Jardim Ipê, Jardim Carvalho e São José (parte).
Problemas na Corsan
No Estado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que já foi reestabelecido o sistema nos sete municípios que apresentavam os maiores problemas no início da manhã desta quinta-feira. Eram seis cidades da Região Metropolitana e Imbé, no Litoral Norte.
Equipes seguem trabalhando em vários sistemas afetados em todo o Estado, e a companhia informa que ainda podem ocorrer novos problemas como ruptura de redes. E foi o que ocorreu em Alegrete, com previsão de retorno da água no início da tarde, Arroio do Tigre, onde a regularização está prevista para o fim da tarde, além de Sarandi, que tem previsão de retorno somente na madrugada de sexta-feira (17).
Problemas podem ser avisados pelo telefone: 0800 6466444.
Em Novo Hamburgo, que teve alguns problemas na quarta-feira, a prefeitura informou que o abastecimento de água está normalizado.