Correção: Porto Alegre tem 160 mil clientes sem luz e não 200 mil, como publicado entre 8h49min e 9h39min de 16 de janeiro de 2020 - este último é o número total de clientes sem energia na área de cobertura da distribuidora. O texto foi corrigido.
O temporal que atingiu Porto Alegre na quarta-feira (15) ainda deixa 160 mil clientes sem energia elétrica, principalmente na Zona Sul, conforme balanço divulgado pela CEEE na manhã desta quinta (16). Em toda a área de cobertura da empresa são 200 mil pontos — em Eldorado do Sul e Viamão.
Não há previsão para normalização do serviço. A orientação aos usuários é enviar um SMS para o número 27307 com a palavra LUZ, seguida do número da "unidade consumidora" que consta na conta de energia elétrica.
— Estamos trabalhando com mil pessoas na rua em todo o Estado. Em Porto Alegre, são 500 pessoas — disse o diretor de Distribuição da CEEE, Francisco da Silva, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a falta de luz também deixa 30 semáforos desligados na cidade — conforme balanço das 8h15min. Conforme o órgão, foram ao menos 11 quedas de árvores e cinco postes derrubados com força do vento na Capital.
Já a RGE informa que, na área atendida pela empresa no Estado, são 27 mil clientes sem energia elétrica. Os consumidores afetados estão espalhados por todas as regiões, com concentração na Fronteira Oeste, no Vale do Rio Pardo e no norte do Estado.
Chuvarada na Capital
A tempestade que atingiu a Capital por volta das 18h de quarta-feira causou transtornos em diversos pontos da cidade, principalmente na Zona Sul. Árvores e postes foram derrubados com a força do vento, e várias ruas tiveram trânsito interrompido — na madrugada, eram ao menos 30 pontos com bloqueio.
O vento forte também danificou parte da estrutura utilizada pelo Inter para ter maior privacidade durante treinamentos realizados no CT do Parque Gigante. A instalação havia sido concluída em dezembro do ano passado.