O rompimento de um cano causou alagamento de pelo menos quatro casas da Rua Roberto Brinco, localizada no Morro Santana, em Porto Alegre. O problema ocorreu em uma das três caixas d'água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) situadas na parte mais alta do morro, na manhã desta quarta-feira (11).
As residências ficaram cheias de poças, sujeira, terra e lama. A força da água chegou a derrubar a porta de uma delas.
De acordo com a Defesa Civil, a estrutura das casas não foi atingida. Por isso, não há necessidade de evacuação dos moradores.
— No meio da madrugada o meu filho veio para o quarto correndo e disse que a casa estava inundando. Eu levantei e a água já estava na minha cintura em alguns cômodos. Destruiu tudo. Tinha muita correnteza e os móveis começaram a ser arrastados. Ficamos entre 3h e 6h na rua, esperando a água baixar para poder voltar — contou a moradora Monaliza Dalmazo.
Por meio de nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que equipes estão avaliando o que ocasionou o problema. O órgão garantiu que está prestando toda a assistência necessária aos moradores atingidos.
Confira a nota:
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informa que ocorreu transbordamento do reservatório da Rua Professor Luiz Antonio Lopes, localizado no Morro Santana, na madrugada desta quarta-feira, 11. As equipes estão avaliando qual a falha mecânica que ocasionou este extravasamento e providenciará o conserto ainda hoje, assim como da canalização de expurgo que não deu vazão e proteção para os moradores. Quanto aos transtornos causados aos moradores, a equipe técnica e do trabalho social do Departamento estão atendendo as famílias das duas residências atingidas e avaliando o ocorrido.