Os contribuintes de Porto Alegre que optarem por realizar o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2020 de forma antecipada terão desconto de 10%. Segundo a prefeitura, o benefício será concedido a quem pagar o tributo até o dia 3 de janeiro, em cota única.
Quem optar pelo pagamento parcelado, em 10 vezes, não terá direito a desconto. Neste caso, o vencimento da primeira parcela será em 9 de março.
As guias de pagamento poderão ser acessadas no site da prefeitura da Capital e serão entregues pelos Correios — o que ocorrerá a partir da semana que vem, em data a ser divulgada pela Secretaria da Fazenda.
Em setembro, o prefeito Nelson Marchezan sancionou a lei que atualiza a planta de valores sobre a qual se calcula o IPTU em Porto Alegre. Com a mudança, metade dos imóveis da cidade pagará menos imposto ou ficará isenta no ano que vem, enquanto o aumento médio na guia de pagamento nos demais casos deve ficar em 10,4% em 2020.
O impacto não será maior porque uma emenda do texto aprovado na Câmara dos Vereadores prevê um prazo de até seis anos para a atualização gradual de eventuais reajustes.
Site do IPTU
Na próxima semana, a prefeitura irá disponibilizar um site para geração da guia do IPTU. A plataforma também terá uma ferramenta para que o contribuinte verifique o cálculo detalhado do imposto, além de perguntas e respostas sobre o tributo.
O pagamento pode será feito na rede bancária conveniada com a prefeitura: Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, Sicred e Banco Original.