Um incêndio que iniciou na noite desta quarta-feira (11) atingiu moradias localizadas próximas à Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Quintana, no bairro Restinga, no extremo sul de Porto Alegre. O fogo foi controlado, mas retornou na madrugada desta quinta-feira (12).
Moradores relataram que o Corpo de Bombeiros da região teve dificuldade para atender a comunidade, pois não havia água no caminhão, o que prejudicou o socorro imediato. De acordo com a corporação, eles atendiam uma outra ocorrência, no bairro Pitinga, quando foram notificados sobre o incêndio na Restinga. Por isso, tiveram de retornar à base para abastecer. Outra guarnição foi acionada para apagar definitivamente o fogo.
Os bombeiros não estimam o número exato de casas atingidas, mas moradores afirmam que pelo menos 12 moradias ficaram totalmente destruídas. Eram casebres feitos de madeira. Também não se sabe a razão do incêndio.
— Foi horrível! Ficamos desesperados. A gente não sabia o que fazer. Ligamos para os bombeiros, mas o caminhão teve que vir do Belém (bairro Belém Novo) — disse a moradora e líder comunitária Matilde de Freitas, que não teve a casa atingida.
Apesar dos lares destruídos, ninguém ficou ferido. Crianças foram encaminhas para casas de parentes e amigos. Um cachorro que estava preso pela coleita em uma das casas morreu.