O feriadão de Natal causará alterações nos horários de funcionamento de alguns serviços de Porto Alegre nos dias 24 e 25 de dezembro. Na véspera das festividades (24), o comércio, os bancos, as agências dos Correios e da CEEE, os supermercados, as unidades de saúde e as farmácias distritais terão horário de atendimento especial. Já as unidades do TudoFácil, as agências FGTAS/Sine e a sede administrativa da FGTAS estarão fechadas.
Nos dois dias, os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também trabalhará normalmente com todas as coletas e seções operacionais atuando em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. Os demais serviços estarão fechados no dia 25.
Os ônibus circularão com tabela normal de verão na terça-feira (24), e de domingo na quarta (25). Já os trens irão operar com horários reduzidos na véspera (24) e com tabela de domingos e feriados no Natal.
Veja o que abre e o que fecha em Porto Alegre
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias abrirão na terça-feira (24) em horário especial para atender ao público: das 9h às 11h. No Natal (25), os bancos estarão fechados. As contas que vencem nesta data podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros. Os clientes também podem usar os canais alternativos como internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos.
Comércio
Segundo o Sindilojas Porto Alegre, o comércio varejista da Capital deverá seguir as regras da negociação firmada pela entidade junto ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec): na véspera de Natal (24) as lojas de shopping podem permanecer abertas até as 18h. Já as lojas de rua e demais estabelecimentos deverão obedecer o horário máximo de 19h. Na quarta-feira (25), a recomendação é que o comércio permaneça fechado. No entanto, os lojistas que quiserem poderão abrir seus empreendimentos, porém sem funcionários.
Correios
Os Correios informam que as agências do Rio Grande do Sul terão horário reduzido na terça-feira (24): das 9h às 14h — exceto nas unidades Nova Geração e São Sebastião de Porto Alegre, onde não haverá atendimento. No feriado (25) todas as agências estarão fechadas. A partir da quinta-feira (26), os horários de funcionamento usuais serão retomados.
A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também terá alteração no dia 24: o atendimento telefônico ocorre das 8h às 14h. Nos demais dias, os horários de funcionamento seguem normais: das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h aos sábados e sem expediente nos domingos e feriados.
Pela internet, o Fale com os Correios estará disponível 24 horas. Para obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações, os clientes devem acessar o site da empresa.
Limpeza urbana
Na terça-feira (24) e na quarta-feira (25), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.
Luz
Em Porto Alegre, as agências e postos de atendimento da CEEE funcionarão somente no turno da manhã na véspera de Natal (24). Os horários de abertura podem ser consultados no site da empresa. No feriado (25), todas as agências estarão fechadas.
Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-721-2333 ou, em caso de falta de luz, por torpedo (enviando a palavra LUZ e o número da UC, que consta na parte superior direita da conta, em uma caixa destacada em amarelo, para 27307). Urgências e emergências funcionam em regime de plantão.
Supermercados
De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), os supermercados da Capital poderão funcionar no máximo até as 20h na véspera de Natal (24). Na quarta-feira (25), nenhum estabelecimento abrirá.
Saúde
Os pronto-atendimentos e hospitais do município — Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) — permanecerão abertos 24 horas. As unidades de saúde e farmácias distritais funcionarão até o meio-dia na terça-feira (24) e estarão fechadas no Natal (25). O atendimento retorna normalmente na quinta-feira (26), a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.
Pronto-atendimentos 24 horas:
- PA Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5.120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (Rua Valentim Vicentini, s/nº)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, Esquina com avenida Assis Brasil)
Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas — emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661)
Tudo Fácil e agências FGTAS/Sine
As unidades do TudoFácil, as agências FGTAS/Sine, a sede administrativa da FGTAS, a Casa do Artesão de Porto Alegre e o Vida Centro Humanístico estarão fechados na véspera de Natal (24) e na quarta-feira (25).
Ônibus
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na terça-feira (24) os ônibus estarão circulando com tabela normal de verão — que entra em funcionamento na segunda (23), com redução de 8% no número de viagens. No Natal (25), o transporte seguirá a tabela horária de domingo. As informações sobre os horários das viagens podem ser consultadas no site. A EPTC atende pelo fone 118 (24 horas).
Trensurb
A Trensurb informa que, na véspera das festividades (24), a operação dos trens seguirá uma tabela especial com horários reduzidos, que podem ser conferidos neste link. No feriado (25), os trens circularão conforme tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos — com exceção dos últimos trens da noite.