As feiras ecológicas dos Agricultores Ecologistas (FAE) e do Bom Fim (FEBF), que ono Parque da Redenção, em Porto Alegre, deixarão a partir do dia 4 de janeiro de distribuir sacolas plásticas. A ideia é incentivar o uso das bolsas retornáveis.
Só em 2018, cerca de 2 milhões de embalagens plásticas foram utilizadas nas feiras que acontecem no entorno do parque. Segundo os organizadores, a decisão foi tomada porque o uso de materiais plásticos é uma falha no fim do ciclo, que deveria permanecer sustentável, como a cadeia de produção.
Após alguns testes, o público das feiras acabou adotando a ideia: mesmo nos sábados em que é feita distribuição de sacolas plásticas, aproximadamente 70% dos 15 mil consumidores já optam por trazer de casa suas bolsas retornáveis.
Em maio deste ano as feiras já haviam traçado metas de redução por conta do resíduo das sacolas. Só neste ano, 328 mil sacolas a menos foram utilizadas nas feiras. Os insumos plásticos, quando não são biodegradáveis, podem levar até 400 anos para se decompor na natureza