O trânsito de veículos será parcialmente liberado a partir das 9h de segunda-feira (25) nos arredores de uma fachada de prédio histórico conhecido como Casa Azul, no cruzamento entre as ruas Riachuelo e Marechal Floriano Peixoto, no centro de Porto Alegre.
Um relatório de técnicos da prefeitura constatou que há condições estruturais para que os carros voltem a passar pela região sem risco de desmoronamento das paredes. Seguirão bloqueadas somente uma faixa da Riachuelo e uma da Marechal Floriano.
Algumas vias que estavam com o sentido de fluxo alterado voltarão ao normal. As mudanças ocorrerão, especialmente, nas ruas Vigário José Inácio, Marechal Floriano Peixoto e Jerônimo Coelho. Desde maio de 2018, as vias tinham alterações devido ao risco de queda da fachada.
Tapumes foram colocados na região para garantir a passagem de pedestres. Em abril deste ano, começaram as obras de estabilização das paredes, com outras alterações no fluxo da região.
Mesmo com a liberação, é necessário cuidado na região, pois a calçada e a faixa de trânsito junto à edificação permanecerão bloqueadas até o término da obra.
A obra de restauro custará cerca de R$ 1,3 milhão. A prefeitura buscará o ressarcimento dos valores investidos na estabilização da fachada do imóvel junto aos proprietários do espaço.
Veja as alterações a partir de segunda-feira:
- Rua Vigário José Inácio volta a ter sentido único em direção à Avenida Salgado Filho;
- Rua Mal. Floriano Peixoto volta a ter sentido único da Salgado Filho em direção à Jerônimo Coelho;
- Rua Jerônimo Coelho volta a ter sentido único, da Avenida Borges de Medeiros em direção à Rua Duque de Caxias;
- Rua Riachuelo volta a ter sentido único da Rua Doutor Flores em direção à Avenida Borges de Medeiros;
- O cruzamento da Avenida Salgado Filho pela Rua Vigário José Inácio não será mais permitido e retorna a sua configuração original;
- Calçada e faixa de trânsito junto à edificação permanecerão bloqueados até dezembro;