Muito frequentados nos finais de semana do verão de Porto Alegre, os pontos turísticos às margens da orla do Guaíba começam a ficar encobertos com a alta do nível da água. Por toda extensão da orla, a elevação é notada nesta quinta-feira (7), após uma semana marcada pela chuva na Capital.
Na Praia da Ponta do Cachimbo, no bairro Vila Conceição, na Zona Sul, a faixa de areia e pedras foi tomada pela água, que alcançou uma das duas escadas de acesso à prainha. Já em frente ao Museu Iberê Camargo, na Avenida Padre Cacique — conhecida parada de ciclistas —, parte do gramado está encoberto.
Na terça-feira (5), a medição do Guaíba, realizada no Cais Mauá, apontava 1,68 metro. No dia seguinte (6) chegou aos 2,14 metros. Já na manhã desta quinta-feira, alcançou 2,28 metros. O nível considerado de inundação pela Defesa Civil é de 2,5 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira, a previsão do tempo deve interromper a sequência de cheias:
— Com o vento das próximas chuvas, o Guaíba deve começar a regredir.
A Defesa Civil informa ainda que não há registro de famílias fora de casa devido às chuvas na Capital.