Um novo terminal de passageiros, com mais opções de check-in, raio X e até vagas de estacionamento. Estas são algumas das comodidades que os usuários do aeroporto Salgado Filho estão usufruindo ao longo de 2019.
Ainda é possível ouvir barulho de obra no terminal, fruto do trabalho para abrir lojas, lancherias e restaurantes. Ainda faltam alguns acabamentos: pintura do rejunte do piso e ajuste da iluminação foram percebidos na manhã desta terça-feira (19), data escolhida pela Fraport para fazer a entrega simbólica das obras. O cronograma foi rigidamente cumprido.
— Está tudo mudado aqui. Está melhor. Cheguei aqui e tive que perguntar para onde eu deveria ir — diz Vanda dos Reis, 55 anos, que é gaúcha mas mora há 11 anos fora do Rio Grande do Sul e se preparava para voltar para o Pará depois de visitar a irmã em Fazenda Vila Nova.
Há um ano e oito meses, em 22 de março de 2018, a Fraport dava início aos trabalhos de remodelação do aeroporto, contratados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O começo das obras foi emblemático.
A primeira providência tomada foi demolir um esqueleto de prédio, que deveria ser o novo terminal de passageiros. Foram dois anos e sete meses de construção deste serviço contratado pela Infraero — então administradora do aeroporto — e que custou R$ 36,68 milhões. Neste período só foram executadas apenas 19,2% das obras previstas.
A demolição dessa estrutura ocorreu porque, na avaliação do presidente da empresa HTB — que integra o consórcio responsável pelos trabalhos no terminal —, Detlef Dralle, o que foi construído ficou muito tempo desprotegido e o custo para corrigir o problema seria maior do que fazer novas obras.
Até o momento, 74% dos serviços contratados já foram realizados. Quando as melhorias forem concluídas, o investimento no aeroporto feito pela Fraport chegará a R$ 1,6 bilhão.
O próximo desafio da Fraport será concluir a ampliação da pista do aeroporto. Pelo prazo contratual, a empresa alemã tem até dezembro de 2021 para executar essa melhoria.
Para que isso ocorra é necessário transferir 1.172 famílias para dois condomínios residenciais. Deste total, 236 proprietários vão se mudar até 23 de dezembro para o loteamento Senhor do Bom Fim.
Já no loteamento Irmãos Maristas, 764 famílias já escolheram suas unidades e vão se mudar a partir de janeiro. Restarão ainda 172 famílias. De acordo com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, essa entrega final deverá ocorrer até março, o que não deverá afetar o cronograma da Fraport.
— Essa não é a primeira vez que superamos adversidades. Vamos trabalhar para cumprir os prazos — disse a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal.
Ela também confirmou que a empresa irá construir um novo terminal de cargas para o aeroporto, pois o atual não está adequado às normas. Os trabalhos devem começar em até três meses e durar até dois anos.
O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da solenidade e reafirmou o prazo para nova concessão de terminais, que envolverá os aeroportos de Bagé, Uruguaiana e Pelotas, e que será realizado em outubro de 2020.