Após três semanas em obras, a Praça da Alfândega teve finalizada sua revitalização nesta segunda-feira (30). Iniciada por meio do contrato de R$ 24,8 milhões que vai recuperar 600 praças e parques da Capital, o largo do centro de Porto Alegre teve 190 metros quadrados de pedras portuguesas substituídas, além de pintura de todos os bancos e substituição de lixeiras e gradis quebrados.
O piso, agora regular e sem buracos, agradou o comerciante Josué Santos, 45 anos:
— Ficou muito bom. Passo todo dia aqui e notava que estava muito ruim.
A Praça da Alfândega recebe, diariamente, em torno de 90 mil pessoas, estando entre as mais movimentadas do município, segundo a prefeitura, que realizou uma cerimônia nesta segunda-feira para marcar a conclusão das obras. Presente ao evento, o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, falou da dificuldade de trabalhar em uma praça tombada pelo patrimônio histórico.
— Precisa seguir critérios técnicos do projeto original. As pedras são colocadas uma a uma, com areia. Não pode por cimento, então é um serviço mais caro, complexo e que necessitou de quase R$ 110 mil.
Foi anunciado também a adoção dos canteiros e floreiras da praça, que terá, a partir desta terça-feira (1º), equipes de jardinagem da empresa Titton Bruger Empreendimentos Imobiliários.
— A Praça da Alfândega é um patrimônio histórico importante para o município. Esperamos que melhor conservado contribua para a população — avalia a proprietária da construtora, Maria Cristina Titton Tostes.
Atualmente, equipes de poda da Secretaria de Serviços Urbanos fazem reparos simples nesses canteiros, "sem a qualidade que a cidade merece", reconhece o secretário Ramiro Rosário.
O contrato de paisagismo terá a duração de 12 meses e seguirá um cronograma estabelecido entre a empresa e a prefeitura. Além da Praça da Alfândega, outras sete praças recebem a revitalização, iniciada após assinatura do contrato que passou a responsabilidade das obras a Ecsam Serviços Ambientais.
Outras praças que recebem melhorias em Porto Alegre
— Praça Morro da Cruz (Vila São José, bairro Partenon)
— Praça Dr. Paulino de Vargas Vares (bairro Ipanema)
— Praça Antônio Cândido de Menezes (bairro Sarandi)
— Praça da Amizade (Vila João Pessoa, bairro Partenon)
— Praça Nações Unidas (bairro Petrópolis)
— Praça Darcy Azambuja (entre os bairros Intercap e Partenon)
— Praça Parque Ararigbóia (entre os bairros Jardim Botânico e Petrópolis)