Durante o próximo ano, as praças e parques de Porto Alegre vão ganhar novos frequentadores. Serão as equipes de trabalho responsáveis por revitalizar e fazer a manutenção destes espaços. Ponto de encontro e de lazer de muitos bairros da cidade, estas áreas públicas estão sem receber grandes investimentos há anos.
Para ver de perto os resultados que o investimento de R$ 24,8 milhões deve trazer para as praças e parques de Porto Alegre, GaúchaZH foi conferir como está o andamento das obras em três das oito localidades onde os trabalhos já se iniciaram. No geral, o sentimento das comunidades em relação às reformas é positivo. Um fato que chama atenção é o desejo dos moradores de que a reforma nos equipamentos municipais incentive a população a ocupar os espaços e diminua a sensação de insegurança nestes pontos.
O símbolo da primeira fase dos trabalhos da prefeitura é a Praça Morro da Cruz, na Vila São José. No alto do morro onde fica a comunidade da Zona Leste, no espaço onde deveria estar a praça, jaziam restos de uma quadra de esportes e de brinquedos. A necessidade de reformas foi tão intensa que o trabalho feito é praticamente uma reconstrução. O concreto do piso da quadra de esportes está sendo todo removido e será refeito.
Academia
Na parte mais alta da praça, onde ficavam os brinquedos, a intervenção também é acentuada. Segundo a prefeitura, após a reforma, até um academia ao livre estará instalada no espaço. Moradora da comunidade há mais de 20 anos, a dona de casa Kati da Silva, 50 anos, acredita que a revitalização é importante para o bairro:
— Em todo tempo que moro aqui, nunca tinha visto nenhuma manutenção sendo feita. Espero que as pessoas consigam aproveitar o espaço depois que ficar pronto.
A costureira Janaína Ibarra, 36 anos, critica a demora para estas áreas da cidade terem começado a receber atenção. Ela cita que, na Vila São José, os próprios moradores revitalizaram outros espaços, como a Praça da Lixa, em razão da falta de apoio.
— Eu nem lembro da última vez que tinha visto gente da prefeitura trabalhando aqui. Pelo menos parece que será uma reforma completa, isso é bom — cita Janaína.
Novo visual após anos de abandono
Na Praça da Amizade, na Vila João Pessoa, além da pintura nova nos bancos e brinquedos, a troca de lixeiras e a renovação e o cercamento da quadra poliesportiva também serão feitos. Atualmente, o espaço para prática de esportes está depredado, com uma das goleiras sem parte das traves e sem as cestas de basquete. Tudo deve ser refeito.
A situação é parecida no bairro Sarandi, na Zona Norte. Lá, as equipes trabalham na Praça Antônio Cândido de Menezes. A principal atração do local é um campo de futebol que está tendo as casamatas reconstruídas e o cercamento renovado. Os demais equipamentos da praça também passarão por revitalização. A vizinhança aprovou o trabalho. Morando ao lado da praça há 12 anos, o vigilante Jacques da Silva, 47 anos, cita que a repaginada no local deve ampliar o número de frequentadores.
— Se colocarem uma iluminação nova também vai ajudar. A área aqui fica perigosa quando anoitece. Se incentivarem as pessoas a usarem mais, vai ajudar. E é importante ter policiamento também — acredita Jacques.
Para a diarista aposentada Jane Perfeito, 60 anos, apenas um ponto lhe incomoda. Na rua junto à praça, o entupimento de duas bocas de lobo deixa a rua com mau cheiro. Ela espera que a prefeitura aproveite a reforma do espaço para resolver também esta situação.
— Agora que está ficando mais calor, essa água parada deixa um fedor insuportável — critica Jane.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o problema já está sendo avaliado pelo Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (Dmae), que trabalha para buscar uma solução.
Locais com obra em andamento
- Praça Antônio Cândido de Menezes — Sarandi
- Praça da Alfândega — Centro Histórico
- Praça da Amizade — Vila João Pessoa
- Praça Darcy Azambuja — Partenon
- Praça Dr. Paulino de Vargas Vares — Ipanema
- Praça Morro da Cruz — Vila São José
- Praça Nações Unidas — Petrópolis
- Praça Parque Ararigboia — Petrópolis