Para levar a cultura gaúcha a estudantes dos bairros Glória, Teresópolis e Medianeira, em Porto Alegre, um grupo de cavalarianos mantém uma tradição desde o ano 2000. Em um dia durante a Semana Farroupilha, percorrem a cavalo várias escolas desta região da Capital para levar a chama crioula aos alunos.
Neste ano, o evento ocorreu nesta quarta-feira (18). Oito gaúchos passaram pelos colégios Assunção, Dom Pedro e Glória durante a manhã. Depois foram até as escolas infantis Meu Cantinho e Vovó Margarida. E, durante a tarde, vão novamente ao Colégio Glória e ainda à Escola Medianeira.
Idealizador da ideia, o comerciante Luiz Antônio Coelho de Teixeira, 65 anos, diz que as crianças se aproximam, primeiramente, por causa dos cavalos e depois, aos poucos, vão perguntando sobre a chama crioula e o tradicionalismo.
— É sempre emocionante e, desta vez, ainda mais em particular para mim, já que sofri um acidente de trânsito há três anos e esta é a primeira vez que estou montando em um cavalo depois de passar por cirurgias em uma das minhas pernas — diz Teixeira.
Ele e os filhos criaram em 2000 o grupo, receberam apoio de amigos e, desde então, levam não só a chama crioula para estudantes, mas também parte da história do Estado para os alunos. Teixeira ainda agradece o apoio das direções das escolas.