Uma área do Parque da Redenção, em Porto Alegre, foi isolada na tarde deste sábado (28) após um ataque de abelhas. Segundo a Guarda Municipal, pelo menos três pessoas foram picadas, o que motivou a medida. O perímetro, que permaneceu interrompido até o início da noite, fica próximo a Avenida José Bonifácio, entre o Monumento do Expedicionário e uma pracinha de brinquedos.
Por volta das 16h, algumas pessoas que estavam sentadas na grama, perto de alguns coqueiros, foram picadas por um enxame. Pelo menos três foram feridas pelos insetos. Os guardas que estavam junto à base móvel no parque perceberam a correria e fizeram o primeiro atendimento. Eles acionaram os bombeiros e o Serviço de Atendimento Movel de Urgência (Samu).
Quando o socorro chegou, as pessoas que haviam sido picadas já tinham deixado o parque. Um homem, que estava sem camisa, teria sofrido a maior parte das picadas. Os bombeiros estiveram no local, logo após o ataque, mas não encontraram a colmeia. A área isolada com fitas zebradas desperta a atenção de quem passa pela Redenção. Muitos questionam os guardas se ocorreu algum crime no local.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo do Nascimento, a área que havia sido isolada foi liberada no início da noite. Ainda conforme o comandante, os guardas estão fazendo rondas pelo parque para verificar se não há outro ponto para onde o enxame tenha se deslocado.
— Os bombeiros verificaram que não se tratava de uma colmeia fixa e, sim, de um enxame itinerante. Como não havia mais presença das abelhas neste ponto, encerramos o isolamento. Estamos circulando para verificar se o enxame não se deslocou — disse.