Um dos prédios que fazem parte da história recente do Centro Histórico, na Capital, o antigo edifício onde ficava a Mesbla Veículos, construído no mesmo estilo da unidade principal da loja que funcionava ao lado, deverá receber uma nova unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no segundo semestre de 2020.
Localizada no número 90 da Rua Manoel Pereira, na esquina com a Coronel Vicente, a construção de tijolos expostos abriga uma agência do Itaú. Agora, foi adquirida pelo CIEE com o objetivo de ampliar o atendimento aos programas de estágio e aprendizagem oferecidos pela instituição — organização civil sem fins lucrativos que promove a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
A nova unidade do CIEE, que ainda conta com uma sede e dois postos na Capital, já está passando por obras de adequação para receber as novas atividades. A direção da organização se manifestou sobre a aquisição do novo espaço apenas por meio de uma nota. O texto informa que a "estimativa é de que o início das atividades no novo endereço aconteça no segundo semestre de 2020, após a readequação das instalações. O objetivo é ter condições de gerar ainda mais oportunidades de desenvolvimento profissional e de inclusão social."
O imóvel ocupa uma área total de 12,3 mil metros quadrados, dos quais aproximadamente metade (6 mil metros quadrados) será destinada a "ampliar o atendimento dos programas de estágio e aprendizagem". Por meio da assessoria de comunicação, o CIEE se recusou a informar qual deve ser o uso da metragem restante ou a situação da agência bancária no local.
Junto ao novo endereço do CIEE, do outro lado da rua, fica o também tradicional prédio onde funcionou uma célebre loja de departamentos da Mesbla, que decretou falência em 1999. Localizado na esquina da Coronel Vicente com a Voluntários da Pátria, a construção dos anos 1950 posteriormente abrigou a Ulbra Saúde e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.