O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, anunciou em entrevista ao Timeline, na manhã desta sexta-feira (9), que a revitalização do trecho 2 da orla do Guaíba incluirá uma roda-gigante de no mínimo 80 metros de altura. A ideia é que o equipamento "invada a água" e tenha cabines fechadas.
O trecho 2 vai da Rótula das Cuias à região do Anfiteatro Pôr do Sol. Uma consulta pública sobre a revitalização do espaço — o primeiro passo — será lançada na segunda-feira (12) e ficará disponível por 30 dias na internet. Depois, será formatado e publicado o edital. Conforme o prefeito, a revitalização do trecho será custeada com recursos privados — diferentemente dos outros dois, que receberam verba de financiamento da Cooperação Andina de Fomento (CAF).
— Fizemos várias consultas e projeções com outros municípios, investidores e mercado. A ideia é que, além de Grêmio e Inter, Porto Alegre tenha um atrativo nacional e internacional para quem vier à cidade — resumiu Marchezan.
Nesta semana, a colunista de GaúchaZH Marta Sfredo adiantou que, no meio empresarial, circula a vontade de construir a roda-gigante na orla.
O próximo trecho a ser revitalizado, no entanto, não é o 2, mas sim o 3. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner, e a obra foi avaliada em R$ 57,8 milhões. O trecho 3 tem 1,6 quilômetro e será uma área destinada aos esportes. Serão implementadas 27 quadras (de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia), academia ao ar livre e uma pista de skate, considerada a maior da América Latina. Haverá ainda três bares, esplanada e estacionamento com 200 vagas, entre outros.
A remodelação do trecho 1 foi concluída em junho de 2018.