Um projeto do vereador Moisés Barboza (PSDB) quer alterar a legislação municipal e tornar possível a construção de estruturas de apoio náutico — como piers, deques e atracadouros — em diversos pontos da orla do Guaíba. A justificativa do parlamentar é "maior integração entre a terra e a água". A proposta foi protocolada e está sendo avaliada pela Comissão de Constituição de Justiça.
Os trechos em que as estruturas seriam construídas, dentre outros aspectos do projeto, serão discutidos na tarde desta terça-feira (16), em audiência pública que deve contar com a presença de presidentes de clubes náuticos, donos de empreendimentos na orla e possíveis investidores.
A ideia do vereador é atrair parcerias público-privadas para colocar o plano em prática. Mas, primeiro, seriam feitas as mudanças legislativas necessárias — para que o projeto vire realidade, será preciso alterar o plano diretor do município.
— Porto Alegre se projetou para a terra. Os barcos particulares que vemos parados no Guaíba no fim de semana nem poderiam estar ali — salientou.
O projeto também quer incentivar o compartilhamento de embarcações e abrir o mercado para serviços como o Uber Boat — quando corridas de barco são solicitadas por aplicativo (a modalidade ainda não está disponível no país).
— Se a pessoa está almoçando na orla e tem um compromisso na Zona Sul , por que não pode ir pela água? Hoje não há estrutura para isso — acrescenta Barboza.
Para garantir maior mobilidade, as estruturas seriam instaladas em diversos pontos, desde o extremo sul de Porto Alegre até o limite com Canoas. Apenas assim, de acordo com Barboza, a Capital teria uma hidrovia.
Segundo o vereador, facilitando o transporte, haverá incentivo ao turismo e à prática de atividades artísticas, religiosas e esportivas. Está prevista no projeto a instituição de taxas para quem quiser movimentar, atracar e ancorar embarcações.
Na última semana, uma nova bilheteria para passeios de barco foi inaugurada na orla. Com seis guichês de atendimento, a estrutura começou a servir para a venda de bilhetes de embarcações de passeio com saída no Atracadouro Turístico Nico Fagundes.