Vazia desde a entrega da Orla Moacyr Scliar, há um ano, a plataforma de vidro atrás da Usina do Gasômetro foi inaugurada na tarde desta terça-feira (9). Com seis guichês de atendimento, a estrutura começou a servir para a venda de bilhetes de embarcações de passeio com saída no Atracadouro Turístico Nico Fagundes. Cerca de 750 crianças e adolescentes de escolas municipais foram convidadas a dar uma volta de barco pelo Guaíba para marcar a data.
Foi a estreia de Maryana, 11 anos, moradora do bairro Aberta dos Morros, na zona sul de Porto Alegre — ela planejava se apressar para garantir um lugar na parte superior do barco com as colegas. Foi também a primeira vez que Maryana foi ao trecho novo da orla.
— Chega a dar tontura de olhar para a ponta dela — dizia, admirada com a altura da chaminé da Usina do Gasômetro.
O prefeito Nelson Marchezan participou da atividade e destacou, durante a solenidade de inauguração, a oportunidade dada aos jovens de fazer o passeio gratuitamente e conhecer as belezas naturais da cidade onde moram. Lembrou que parte deles não teria condições de fazê-lo de outra forma.
Viliam Veloso de Oliveira, proprietário do barco Porto Alegre 10, comemorou a mudança da bilheteria —até então, a venda de ingressos ocorria em mesinhas improvisadas.
— Antes, viajava para vários lugares e via portos lindos, com boas estruturas para o turismo náutico. Agora, está lindo (o atracadouro da orla), ficou além das nossas expectativas — destacou Oliveira.
A estrutura envidraçada, que conta com uma cobertura de aço corten, faz parte do projeto original do arquiteto Jaime Lerner. Foi construída junto a uma antiga tremonha da época da operação da usina — espécie de funil que servia para despejar o carvão.
Investimento
Para a utilização do espaço, faltava a realização de um termo de permissão de uso, assinado pela prefeitura e proprietários dos barcos, e a instalação do mobiliário. As companhias que exploram o serviço turístico gastaram R$ 30 mil com móveis, luminárias, lixeiras e equipamentos para o atracadouro.
As embarcações autorizadas a operar na Capital são Noiva do Caí, Cisne Branco, CAT V (Catamarã turístico, que ainda não está operando) e CAT VIII (Catamarã convencional), Porto Alegre 10, Bela Catarina e BarCo.
Há três finais de semana, o catamarã testa uma parada extra aos sábados e domingos à tarde. O barco que faz a travessia entre Guaíba e Porto Alegre incluiu a Orla Moacyr Scliar no seu trajeto.