Técnicos da equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) resgataram na tarde desta sexta-feira (12) um papagaio da espécie Amazona aestiva, no bairro Três Figueiras. Conforme a bióloga da Smams Soraya Ribeiro, o animal estava com as asas cortadas e não possuía anilha, características que demonstram tratar-se de posse ilegal.
"Levamos a ave ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que desenvolve um projeto de reabilitação, para posteriormente soltá-lo na região Norte do Brasil, área de ocorrência natural da espécie", explicou Soraya em nota publicada no site da prefeitura.
A ave, conhecida como papagaio-verdadeiro, não é nativa do Rio Grande do Sul e foi introduzida no Estado a partir dos anos 1980, quando passou a ser indevidamente comercializada como animal de estimação. O animal, de cor verde, tem cerca de 38 centímetros de comprimento e aproximadamente 400 gramas, e é considerado uma das espécies de ave mais inteligentes do planeta. A expectativa de vida dele é 80 anos.
A Lei Federal 5.197/1967, de proteção à fauna, atribui ao Estado a propriedade de animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, assim como os ninhos, abrigos e criadouros naturais. A anilha é um tipo de anel que identifica o criador.