O mirante Olhos Atentos, monumento restaurado na revitalização da orla do Guaíba, teve o acesso bloqueado pela prefeitura de Porto Alegre. A restrição é uma medida preventiva para evitar acidentes, já que muitos frequentadores não respeitam o número máximo de 20 pessoas por vez na estrutura.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), o bloqueio que impede a reunião de pessoas no local foi orientado pela Defesa Civil, com base em um relatório do Corpo de Bombeiros. O local foi isolado com gradis na quarta-feira (18) e é monitorado por câmeras e guarnições da Guarda Municipal.
No momento, não há previsão de liberação do equipamento que, conforme a Smams, "poderá ser contemplado ao longe pelos frequentadores da orla". A pasta diz ainda que a forma de controlar o acesso ao mirante, em caso de reabertura "será estudada" pela prefeitura.
"A Smams já realizou diversas abordagens no local para reforçar a orientação sobre o correto uso do mirante. Porém, principalmente aos fins de semana, o fluxo de visitantes na orla é muito grande e o uso da plataforma ocorre de forma desordenada", explica a pasta, em nota.
O mirante, doado pelo artista plástico José Resende, em 2005, esteve fechado de 2009 a 2018 por problemas no piso e foi reaberto depois da revitalização do primeiro trecho da orla, em junho de 2018. Desde então, essa é a segunda vez que a prefeitura bloqueia o acesso ao local.