Na semana mais fria do ano até agora, a prefeitura de Porto Alegre anunciou a ampliação do número de vagas em albergues para pessoas em situação de rua. Até setembro, serão mais 60 acomodações.
As novas vagas serão abertas no Albergue Felipe Diehl, na Praça Navegantes, 41, no bairro Floresta. O local, parceiro da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), recebe atualmente 145 pessoas por noite, e terá a capacidade ampliada para 205.
“Como a previsão para os próximos dias é de baixas temperaturas, é importante reforçar que o mais adequado às pessoas que se encontram em situação de rua são os espaços protegidos”, destaca em nota Vera Ponzio, presidente da Fasc.
Além do Felipe Diehl, a população em situação de rua conta com outros dois locais de acolhimento: o Albergue Municipal, localizado na Rua Comendador Azevedo, 270, também no bairro Floresta, com 120 vagas por noite, e o Albergue Dias da Cruz, na Avenida da Azenha, 366, bairro Azenha, que atende 90 pessoas diariamente.
Segundo a prefeitura, em todos os albergues as pessoas acolhidas podem pernoitar. Elas recebem alimentação e cuidados de higiene. O atendimento funciona das 19h às 7h. Nos locais também são feitos encaminhamentos para a rede de assistência social do município e para os benefícios das políticas públicas da prefeitura.
Quem identificar pessoas em situação de rua pode ligar para a Central de Abordagem Social da prefeitura pelos telefones (51) 3289-4994 (das 8h30min às 21h) ou (51) 3346-3238 (após as 21h).