Começam nesta quinta-feira (18) as obras para a instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves, em Porto Alegre. As estruturas serão instaladas em seis estações no trecho de 1,6 km entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês.
A primeira a receber as barreiras de concreto será a parada próxima ao Hospital de Clínicas, cuja obra começa nesta quinta-feira (18) e deve ir até o domingo (21). Na sequência, as contenções serão instaladas nas paradas do Colégio Americano, Colégio Israelita, Vicente da Fontoura, João Abott e Colégio Santa Inês. A previsão é de que toda a instalação demore cerca de três meses.
As indicações sobre os desvios e ajustes serão feitas pelos técnicos da EPTC conforme o avanço das obras. Nos horários de pico, os trabalhos serão paralisados para reduzir o impacto na circulação de veículos.
Nesta quinta, o trabalhos na estação Hospital de Clínicas será realizado das 9h às 16h. Os ônibus serão desviados do corredor para o leito da via nas estações que receberem as intervenções.
— Os agentes de trânsito vão monitorar a operação para minimizar eventuais transtornos causados à mobilidade — diz o diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires.
As barreiras estilo New Jersey são feitas de concreto de alta resistência a colisões e tem como principal função a separação dos corredores do fluxo de tráfego, garantindo mais segurança aos passageiros no trânsito e nas estações. Durante a execução, as paradas em obras não funcionarão.