O Gigantinho, ao lado do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, começou a receber, na tarde desta quinta-feira (4), doações para os moradores de rua que irão dormir no ginásio de sexta-feira (5) para sábado (6). O local será transformado em um albergue por uma noite, por conta da previsão de frio intenso para o fim de semana. Os acolhidos irão entrar no ginásio entre 19h e 21h de sexta e receberão um sopão de janta e café da manhã na saída. Os alimentos serão servidos pela ONG Cozinheiros do Bem e pelas torcidas organizadas do Inter.
O motorista de aplicativo Clovis Rodrigo de Oliveira foi o primeiro a chegar com um sacola cheia de roupas, por volta das 14h30min.
— Eu ouvi na rádio, tinha umas calças e casacos em casa e vim trazer — disse.
Além do rádio, a informação circula por grupos de WhatsApp de torcedores do Inter. Foi por onde Rafael Hartz ficou sabendo. Ele chegou com uma caminhonete cheia de caixas de leite, sacos de arroz e feijão e achocolatados.
— O achocolatado é para as crianças — falou.
Durante a tarde, outras pessoas trouxeram colchões, cestas básicas e roupas em sacolas.
— Eu já tinha separado alguns cobertores na garagem, mas não sabia para quem doar. Ouvi no rádio e trouxe aqui. É fácil ajudar — disse a advogada Fernanda Leão.
Até as 15h50min, havia 300 colchonetes e cobertores disponíveis para os moradores de rua. Quanto mais colchões forem arrecadados, mais gente poderá usar o espaço do Gigantinho para passar a noite. Entre os alimentos mais necessários, estão legumes para a sopa e pães.
— Você, que é um empresário, tem uma padaria, uma confeitaria, uma empresa de confecções, e quer ajudar com doações em grandes quantidades, é só ir até o portão 1 do Gigantinho, onde estamos recebendo as doações — explicou Marcelo Benites, gerente de relacionamento social do Inter.
Na tarde desta quinta, foram definidos entre representantes do Inter, da prefeitura, da Defesa Civil e de outras entidades os detalhes de como será a operação de acolhida dos moradores de rua. Confira:
- O Gigantinho estará aberto na noite desta quinta e reabrirá na manhã de sexta para receber doações
- A partir das 17h de sexta, equipes da Fasc já estarão no local. Toda a organização interna será feita pela Fasc e pela Defesa Civil
- Os moradores de rua serão recebidos por agentes da Fasc e por torcedores do Inter
- A comida será feita no Centro de Eventos do Beira-Rio, que fica ao lado do Gigantinho
- A população atendida deverá sair do Gigantinho às 8h de sábado. Ela receberá orientações para procurar albergues na noite seguinte, pois o Gigantinho receberá um evento no sábado
- A ideia é estimular que outras pessoas com grandes espaços ofereçam abrigo para moradores de rua em noites de muito frio.