O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre transferiu até esta segunda-feira (29) 124 famílias que viviam na Vila Nazaré, na Zona Norte. Faltam apenas quatro para conclusão da primeira etapa de remoções que precisam ser feitas para início das obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.
Conforme o superintendente de ações social e cooperativismo do Demhab, Emerson Correa, as famílias que ainda estão no local não compareceram à Caixa Econômica Federal para formalizar o recebimento dos imóveis.
— Amanhã (terça-feira, 30) já vamos entrar em contato com essas famílias para saber quando assinam e podem se mudar. Estamos à disposição deles — afirma Correa.
A conclusão dessa primeira etapa de transferência era estimada para o fim de julho, mas não deverá ser cumprida.
As 124 famílias já transferidas estão morando no Condomínio Nosso Senhor do Bom Fim, que fica no bairro Sarandi. O prédio foi construído com recursos da União.
Em 15 de julho, a Justiça Federal concedeu liminar movida pelo Ministério Público Federal (MPF) para suspender a segunda etapa de transferências até que haja o cadastramento de todas as famílias que vivem na região. Uma audiência de conciliação foi marcada para o próximo dia 8. A Fraport, concessionária do aeroporto, ingressou com pedido de reconsideração da decisão.
Conforme o Demhab, o Condomínio Nosso Senhor do Bom Fim receberá mais 236 famílias. Já para o Conjunto Habitacional Irmãos Maristas, que ainda está em construção e deve ficar pronto no fim de agosto, serão transferidas cerca de mil. Essas moradias, que ficam no bairro Rubem Berta, devem ficar prontas até o fim de agosto, segundo a Prefeitura.