Foram diversas as reações sobre a reportagem de GaúchaZH que revelou os planos do Inter para construir dois prédios de grande porte ao lado do estádio Beira-Rio. Opiniões que levantaram questões sobre esporte, arquitetura e até política dividiram os internautas, em uma “grenalização” que foi além das escolhas clubísticas.
Os comentários mostraram que tanto colorados quanto gremistas têm posições favoráveis e contrárias ao projeto, embora os maiores questionamentos venham do lado azul. O fato de a área ter sido cedida ao clube há 62 anos no governo do então prefeito Leonel Brizola para a construção de "uma praça de esportes" — que se transformaria no Beira-Rio — também entrou em debate.
“Sou gremista e sou totalmente a favor. Porto Alegre vai enfim ter atrações junto a orla. Poderemos ter algo integrado desde o Gasômetro, passando pelo Beira-Rio, Pontal e terminando no Barra Shopping. Mas acho que tem que ser um projeto arrojado e inovador, chega de caixotes arquitetônicos”, escreveu um internauta.
Em contraponto, um colorado se manifestou contra o projeto, alegando que metrópoles da Europa têm limite de altura para a construção de prédios:
“Sou colorado e perderam a noção do atraso. Em que lugar do mundo vocês acham que prédios comerciais modernos são pontos turísticos? Isso é muito falar sem ter o menor conhecimento. Paris, Berlim, Londres e as principais cidades turísticas do mundo têm limite rígido de altura. E construir uma torre dessas afeta milhares de pessoas, que perdem parte de sua vista natural, afetará ventos e incidência solar sobre enorme região, além de diminuir o estádio, pois, na proporção, vai parecer como se fosse um Gigantinho”, protestou.
Em meio às opiniões sobre as mudanças arquitetônicas e urbanísticas, não faltou também quem abordasse o fato pelo viés político. Para um leitor, “só vereadores do PT e PSOL estão contra, então deve ser uma obra boa pra cidade”. Para outro, o projeto seria uma “falcatrua”, já que o terreno foi oficialmente cedido ao Inter para a construção de equipamentos que viabilizassem a prática de esportes.