A prefeitura de Porto Alegre entregou, na manhã desta terça-feira (4), o novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. O Centro POP II, que passa a funcionar no bairro Floresta, atenderá 80 pessoas diariamente por meio de uma parceria entre a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e uma organização da sociedade civil, a Fundação Solidariedade.
A estrutura oferece atendimento social para adultos, idosos e famílias em situação de rua, de forma individualizada e coletiva, durante o período diurno, propondo aos usuários alternativas de enfrentamento à situação de rua e encaminhamentos junto à rede de serviços. Além de sala de lazer, biblioteca e espaço para oficinas, os usuários têm acesso a lanche e podem tomar banho e lavar roupas.
— Nosso objetivo é que este seja o primeiro acolhimento. Que a música, o lanche e a boa recepção que recebem aqui sejam um fator de aproximação para descobrir qual o sonho dessas pessoas. Queremos contribuir para que elas atinjam essa meta de vida — afirmou o prefeito Nelson Marchezan na inauguração.
O repasse mensal feito pela prefeitura para a Fundação Solidariedade é de R$ 80 mil mensais. A gestão é conjunta: apesar de haver servidores públicos no local, é a organização parceira a responsável pela estrutura.
Antes dos contratos de parceria, Porto Alegre contava com dois centros, sendo que somente um atendia em fins de semana. Agora, são três unidades com funcionamento diário.