Enquanto aspirantes a influenciadores fazem dietas, ioga e diversas outras peripécias para chamar a atenção nas redes sociais, um morador do bairro Floresta conquistou mais de 15,5 mil seguidores dedicando-se quase que exclusivamente a dormir, comer e contemplar a paisagem. Mascote da marca de camisetas Sound and Vision, o gato Batiminha arranca likes, suspiros e comentários apaixonados de usuários do Instagram apenas com o próprio carisma.
— Tem gente que segue o perfil só por causa dele. Ele é muito bonito mesmo. É a Gisele Bündchen dos gatos — diz o designer da marca e dono do gato, Patrick Vieira Magalhães, 40 anos.
A rigor, o felino dos felinos da capital gaúcha sempre esteve mais para Bruce Wayne. De olhos amarelos e pelagem estilo frajola, foi batizado Batman devido à semelhança do rosto com a máscara usada pelo personagem dos quadrinhos quando travestido de super-herói — o nome no diminutivo, que partiu dos amigos de Patrick, seria adotado mais tarde. Um leve excesso de gordura abdominal confere-lhe um charme particular.
No perfil da marca no Instagram, imagens dos produtos são alternadas com fotos e vídeos de Batiminha, que geralmente aparece esparramado sobre as camisetas, na mesa de trabalho do dono ou no chão da sala da batcaverna da dupla, um apartamento perto da Avenida Farrapos. As postagens costumam angariar centenas de curtidas e comentários que expressam o grau da popularidade do felino:
"Meu coração cai e levanta por esse animal", declarou-se uma usuária. "É a verdadeira beleza em pelos!!!!", disse outra. A pelagem em preto e branco de Batiminha, aliás, está entre as qualidades mais elogiadas — e cobiçadas. Em um dos posts, uma cliente deixou claras suas expectativas sobre a compra: "se a blusa que eu comprar vier sem pelo do Batiminha, eu vou mandar devolver", escreveu. A peculiar solicitação é tão frequente que um usuário observou: "pelos batimínicos valem mais que barra de ouro". Pelo menos um cliente, segundo Patrick, fez uma tatuagem inspirada no gato que, para a frustração de pais e mães de outros felinos que sonham com herdeiros da beleza dele, foi castrado anos atrás.
Diante do sucesso do felino no Instagram, não demorou para que virasse ele mesmo um personagem das camisetas, moletons e panos de prato vendidos na loja virtual da Sound and Vision. O primeiro passo foi de uma amiga de Patrick. Ilustradora, presenteou o designer com um desenho do rosto de Batiminha. A imagem virou estampa, usada sozinha ou em diferentes composições nos produtos da marca, cujas camisetas aludem, principalmente, a músicas, filmes, seriados e episódios da política nacional.
— Foi uma coisa muito natural. Nas redes da marca eu posto coisas do dia a dia, então era inevitável ter postagens dele. Uma hora as pessoas começaram a pedir camisetas com ele, mas eu não tinha pensado em nada até ela me trazer o desenho pronto — conta Patrick, que adotou o gato, ainda filhote, em 2012.
Os direitos de imagem — também há modelos de camisetas com fotos — são pagos em sachês de ração de diferentes sabores, oferecidos diariamente. Além de comer e dormir boa parte do dia — e à noite, com o dono —, eventualmente diverte-se brincando com elásticos. Apesar do corpanzil denotar sedentarismo, mostra habilidades de caçador. Segundo Patrick, o gato já capturou um filhote de pássaro na sacada, e certa feita adoeceu depois de pôr fim à vida de uma lagartixa desavisada — em razão de uma bactéria presente no pequeno réptil, precisou tomar remédios.
Diferentemente da ubermodel à qual o dono o compara e a despeito do que sugere o perfil da Sound and Vision no Instagram, Batiminha não é afeito a sessões fotográficas — mostra-se especialmente incomodado com o barulho da câmera. Quando recebeu a visita da reportagem, recusou-se a modelar, reagindo de forma pouco amistosa às investidas do fotógrafo Félix Zucco — nenhum dos dois se feriu durante a pauta. Só consentiu os cliques quando, deitado em um canto da sala, foi coberto pelo dono com uma camiseta estampada com a própria imagem, em uma versão adaptada da capa de um álbum da banda Sonic Youth.
— Ele acabou virando garoto propaganda. Mas hoje não é só um mascote. É a cara da marca — diz Patrick.