Era para ter saído há quase duas semanas, mas a decisão sobre as casinhas de cachorro instaladas em uma calçada no bairro Jardim do Salso, na Zona Leste, segue em discussão na prefeitura. A tendência ainda é a retirada dos três abrigos.
Só que o prefeito Marchezan, nos últimos dias, tem feito reuniões com técnicos da Secretaria do Meio Ambiente para finalizar um projeto focado justamente nos cães de rua. O intuito, além de lançar esse plano nos próximos dias, é garantir também uma solução definitiva para os cachorros que costumam se refugiar nas casinhas do Jardim do Salso.
O encaminhamento para adoção é a saída mais provável. Segundo Rosana Pereira de Oliveira, síndica do condomínio que responde pelas casinhas, na Rua Ângelo Crivellaro, cerca de 15 cães se revezam nos três abrigos. Um grupo de advogados já se prepara para entrar na Justiça, caso a remoção das casinhas seja mesmo confirmada.
Embora o governador Eduardo Leite tenha sancionado em janeiro a lei estadual 15.254/2019, que permite a instalação de casas para cachorros em vias públicas, a prefeitura entende que a legislação é inconstitucional. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o regramento sobre construções nas calçadas é de competência exclusiva do município.