Um mês depois da publicação do edital de licitação para definir a empresa responsável pelas obras de revitalização de mais um trecho da orla do Guaíba, em Porto Alegre, a prefeitura publicou nesta quarta-feira (15) um novo documento com mudanças. As obras serão realizadas entre a foz do Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, e o Parque Gigante.
Conforme a administração municipal, as alterações na concorrência foram feitas após sugestões do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
— Por se tratar de uma concorrência internacional de grande relevância para a Capital, acolhemos algumas sugestões do TCE e ajustamos o edital para republicação no Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA) e no Diário Oficial da União (DOU) — afirmou o prefeito em exercício, Gustavo Paim.
Com a publicação do novo documento, a disputa volta à estaca zero.
— Tivemos muitos contatos de empresas nacionais e internacionais que apresentaram questionamentos sobre o edital e solicitaram disponibilização de arquivos, o que demandava um tempo extra para análise das exigências. Com mais 30 dias, certamente teremos ainda mais interessados na licitação — sustenta Paim.
Segundo a prefeitura, o documento agora inclui adequações como alterações do índice de reajuste contratual para o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e na composição para serviço de aterro em função do volume previsto para este componente.
Os interessados poderão submeter os documentos exigidos no edital até o dia 21 de junho.
Projeto
O terceiro trecho da orla fica entre a foz do Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, até o início do Parque Gigante. O projeto para o espaço, orçado em R$ 57 milhões e desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner, prevê a potencialização para a prática de esportes.
Além de área de convivência, haverá ciclovias, 27 quadras esportivas – de futebol, tênis, vôlei de praia e tênis de praia - e a maior pista de skate da América Latina.
Também neste trecho, haverá academia ao ar livre e um eixo cívico de ligação com o Parque Marinha do Brasil. Estão previstas a abertura de 200 vagas de estacionamento e a instalação de postes inclinados com iluminação em LED.
Segundo a prefeitura, o objetivo é plantar mais de 550 árvores no parque, que terá 15 hectares, com 1,6 quilômetro de orla. Esse será o segundo trecho da orla revitalizado pela prefeitura.
O trecho 1, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, que depois da revitalização recebeu o nome de Orla Moacyr Scliar, foi entregue em 29 de junho de 2018. O trecho 2, que vai da rótula até o Arroio Dilúvio, ainda não tem projeto de revitalização.
Recursos
Com investimento na ordem de R$ 57 milhões, a prefeitura executará a obra com recursos provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública, do DMAE e do tesouro municipal.