O sistema de alertas meteorológicos de Porto Alegre deve ser alterado pela prefeitura após o temporal que alagou ruas e causou confusão no trânsito na sexta-feira (3). A ideia é ampliar o serviço para vários níveis de avisos via mensagens de celular. Hoje, somente em casos graves o método é acionado.
Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Adriano Krukoski, os sistemas adotados pela Defesa Civil do Rio de Janeiro e de Santa Catarina são considerados modelos. Representantes da prefeitura foram conhecer o sistema carioca para pegar exemplo.
— Queremos estabelecer níveis de alerta. Estamos trabalhando com voluntariado para a melhor forma de avisar o maior número de pessoas possível na cidade para que as pessoas possam se prevenir. Quem não precisa sair de casa, que permaneça, aqueles que possam fiquem no trabalho até que situação de normalidade retorne — declarou.
Ainda segundo Krukoski, novidades serão anunciadas ainda neste mês e há preocupação na prefeitura com o acumulado de chuva. Nos seis primeiros dias de maio, Porto Alegre registrou quase a média esperada para todo o mês.
Além disso, o coordenador-geral disse que a prefeitura deve pagar ainda nesta segunda-feira a conta telefônica com a Oi, que fez o número da Defesa Civil não funcionar nos últimos dias. O período fora do ar coincidiu com o forte temporal. Ele ressaltou que o pagamento só não foi feito porque a empresa não apresentou documentação necessária.