A forte chuva que atingiu Porto Alegre no final da tarde e no início da noite desta sexta-feira (3) provocou alagamento em mais de 20 ruas da Capital e trouxe uma série de transtornos a motoristas, usuários de transporte público e do sistema de saúde. Pelos menos 15 grandes avenidas tiveram acúmulo de água a partir das 17h30min, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Nas proximidades da Usina do Gasômetro, a água chegou a cobrir as rodas dos carros. Já o Túnel da Conceição ficou totalmente alagado, impossibilitando a passagem de veículos no sentido bairro-centro. Na Assembleia Legislativa, a recepção ficou tomada de água depois do temporal. Na Zona Norte, a Avenida Sertório chegou a ter mais de um quilômetro de congestionamento.
Também foram registrados problemas nas avenidas Assis Brasil, Castello Branco, Bento Gonçalves, Érico Veríssimo, Ipiranga, João Goulart, João Pessoa, Mauá, Nilópolis, Osvaldo Aranha, Protásio Alves, Padre Cacique, Princesa Isabel, Voluntários da Pátria e Wenceslau Escobar.
A EPTC atendeu um atropelamento por volta das 18h, na Avenida Francisco Trein, em frente ao Hospital Conceição. A vítima teve escoriações leves e foi examinada no local.
No Instituto de Cardiologia, um pedaço do forro da emergência do SUS desabou perto de duas camas de pacientes. Conforme a assessoria de imprensa da entidade, as calhas do hospital não suportaram o alto volume de água, que acabou infiltrando para o forro de gesso.
- Nenhum paciente se machucou, nem funcionário. Chamamos os bombeiros, pois ficamos com medo. A situação foi controlada e os 28 pacientes foram remanejados. A emergência SUS está fechada – disse a médica plantonista Miriana Gomes.
Durante o temporal, houve falta de luz nos bairros Boa Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Floresta, Higienópolis, São Geraldo, São João e parte do Menino Deus. Até as 19h30min, a CEEE não havia informado o número de clientes sem energia elétrica.
Na rua Honório Silveira Dias, entre os Bairros São João e Higienópolis, houve vazamento de gás na via e os técnicos da concessionária chamaram o Corpo de Bombeiros para consertar a rede.