A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta quinta-feira (4) que 23 postos de Porto Alegre estão sem vacina contra a meningite. Segundo a pasta, o desabastecimento é momentâneo e foi provocado pelo aumento repentino da procura. Nos últimos dias, uma criança e uma adolescente morreram vítimas da doença em São Leopoldo, na Região Metropolitana.
Conforme a SMS, a rede pública tem estoques suficientes da vacina Meningo C e a normalização do abastecimento acontecerá ao longo da próxima semana. A prefeitura destacou que a Capital não enfrenta surto de meningite.
A doença grave é causada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As causas mais comuns são infecção por vírus, fungos e bactérias.
Os sintomas são febre, dor de cabeça forte e constante, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas pequenas ou grandes na pele podem indicar forma mais grave da doença, que é transmitida pela respiração (tosse ou espirro), no contato próximo ou prolongado de pessoas infectadas.
O sistema único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a imunização contra o meningococo do sorotipo C, além de outras vacinas que também protegem contra meningite causadas pelo pneumococo e o hemófilos influenza do tipo B.
Unidades de saúde com falta momentânea da vacina
Região Glória-Cruzeiro-Cristal
- US Primeiro de Maio
- US Rincão
- US Santa Anita
- US Tronco
Região Leste-Nordeste
- US Timbauva
- US Vila SESC
Região Norte-Eixo Baltazar
- US Domênico Feoli
- US Jardim Leopoldina
- US Nova Brasília
- US Ramos
- US Santa Rosa
- US São Cristóvão
- US Sarandi
- US Conceição
- US Farrapos
Região Partenon Lomba do Pinheiro
- US Esmeralda
- US Mapa
- US Santo Alfredo
Região Sul Centro-Sul
- US Camaquã
- US Guarujá
US Ipanema
- US Vila Nova Ipanema
- Região Restinga-Extremo Sul
- US Belém Velho