O número de eventos licenciados pela prefeitura de Porto Alegre cresceu 52% no primeiro trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado na quinta-feira (4) pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), com base nas atividades liberadas pelo Escritório de Eventos.
Dos 432 eventos liberados entre janeiro e março, a maior parte foi de cunho cultural (132), seguida pelos de caráter social, de conscientização ou político (82) e os esportivos (72). Os menos solicitados foram os gastronômicos (13) e shows e espetáculos (14). No período, conforme a SMDE, 840 mil pessoas se envolveram nessas atividades – mais da metade da população da Capital.
Conforme o secretário Eduardo Cidade, o estímulo à utilização de espaços públicos e privados tem contribuído para o crescimento na movimentação de pessoas.
— Cito como exemplo a orla do Guaíba. Com a revitalização, espaços como a praça Júlio Mesquita e a lateral da Usina do Gasômetro, que não eram tão utilizados, começaram a sediar mais atividades — diz Cidade.
Segundo ele, não há uma estimativa sobre o quanto esses eventos movimentaram a economia do município.
De acordo com a secretaria, para o mês de abril, já há 198 eventos tramitando no sistema da prefeitura – um a menos do que os 199 de abril de 2018.
— Nem todos os que estão tramitando serão licenciados, mas ainda podemos receber muitos pedidos para este mês, que deve superar tranquilamente (abril do ano passado) —garante o secretário.
Como licenciar um evento
O Escritório de Eventos foi criado em agosto de 2017, com a proposta de ser a única “porta de entrada” para organizadores de atividades públicas da Capital. Conforme Eduardo Cidade, a liberação pode ocorrer em até dez dias após a solicitação, em eventos de menor complexidade.
Veja o passo a passo para cadastrar um evento:
- As informações devem ser enviadas até 20 dias antes do evento para o e-mail escritoriodeeventos@portoalegre.rs.gov.br;
- A mensagem deve conter o local exato, horários e data, além da descrição das atividades oferecidas;
- A equipe do Escritório de Eventos realiza a triagem;
- O proponente recebe orientações sobre os documentos que devem ser fornecidos para o processo de licenciamento;
- No final da tramitação, com o evento aprovado, o proponente precisa ir até a prefeitura assinar o termo de cooperação, que representa a liberação final para o evento acontecer.