A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) garante que reforçou, nesta quarta-feira (20), a segurança interna do campus do Vale, localizado na zona leste de Porto Alegre, após diversas mensagens serem compartilhadas nas redes sociais alertando para ameaças contra alunos.
Como medida de precaução, policiais militares foram deslocados para o local. Há pelo menos duas equipes: uma na entrada principal do campus e outra realizando rondas no interior da universidade. O reforço na segurança será até as 22h.
— Recebemos a informação e por medida de precaução, até mesmo para tranquilizar os estudantes, estaremos com os policiais dando uma atenção especial no campus — disse o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Kefren de Souza.
O que dizem os alunos
As mensagens de ameaças dominaram as rodas de conversa dos estudantes nesta quarta-feira.
— Eu acho que gera uma histeria em massa. As pessoas querem compartilhar, sentem que estão ajudando, se desesperam. Temos vários colegas falando que não querem vir para a aula. Óbvio que gera uma preocupação, mas parece mais ser uma fake news do que outra coisa — disse o estudante de história, Pedro Matias da Silva.
Para a universitária Isadora Moura, após os atentados ocorridos recentemente em Suzano (SP) e na Nova Zelândia, as mensagens que estão sendo compartilhadas não podem ser ignoradas.
— Eu só não fico totalmente despreocupada por causa desses dois casos. Apesar de um lado meu achar que as pessoas estão apenas compartilhando, sem nem saber a fonte, não posso te dizer que não estou preocupada.
— Fiquei sabendo hoje durante a aula. Gera uma tensão, até porque a gente já sabe que a segurança aqui dentro é precária — disse o doutorando em Literatura, Giliard Barbosa.
A UFRGS garante que todas as aulas estão mantidas e não houve nenhum cancelamento ao longo do dia. A universidade pede ainda que os alunos comuniquem a segurança caso percebem algo diferente no campus.