Com início previsto para as 22h desta sexta-feira (15), os desfiles de Carnaval de Porto Alegre ainda não estão garantidos. Até o final da manhã, o Porto Seco ainda não havia sido liberado pelo Corpo de Bombeiros, que farão nova vistoria nesta tarde.
A estrutura móvel montada na pista já teve o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) aprovado — no documento, constam observações sobre a montagem da área e sobre os itens de prevenção.
No entanto, os bombeiros fizeram vistoria na quinta-feira (14) e não encontraram itens mínimos que garantam a segurança do evento. Faltavam extintores, placas de sinalização e iluminação, além de laudos de responsáveis técnicos em relação a algumas estruturas.
— Todas as medidas de segurança são móveis, já que a estrutura como um todo é móvel. Se fosse uma estrutura fixa, seria algo mais complexo. Mas eles precisam estar com tudo pronto à tarde, ou o local será interditado — garante o tenente-coronel Luiz Carlos Neves Soares Junior, comandante do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre.
Somente a área de pista poderá ser utilizada - outras áreas do complexo não estarão liberadas. Às 14h, os bombeiros farão nova vistoria no local para verificar se todos os itens de prevenção contra incêndio foram providenciados.
— Acredito que não terão problemas e conseguirão fazer tudo. São coisas simples que faltam — disse o chefe da Divisão de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, major Ederson Fioravante Lunardi.
Em 2019, não haverá arquibancadas móveis, o que deve facilitar o cumprimento das exigências do Corpo de Bombeiros. A estrutura torna mais complexo o plano de saídas de emergência e se tornaria muito cara para a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (Uecgapa), responsável pela organização do carnaval este ano. Por este motivo, pede-se que quem for assistir aos desfiles leve cadeiras para sentar.
A Uecgapa explicou que houve um atraso na montagem da estrutura e que na quinta-feira (14) os últimos ajustes estavam sendo concluídos — por isso os itens de prevenção ainda não haviam sido cumpridos. A entidade garantiu que, até a nova vistoria, tudo estará regularizado.
O Carnaval de 2019 é chamado de Carnaval da Resistência. As entidades não querem passar mais um ano sem desfilar, como aconteceu em 2018 para as agremiações da série Ouro e acontece há dois anos para as da série Prata. Nesta sexta, os desfiles começam às 22h e, no sábado, às 21h. Os portões serão abertos ao público às 19h nos dois dias.