Obra planejada para a Copa de 2014, a Trincheira da Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, terá trânsito liberado às 15h desta terça-feira (19). Na segunda-feira (18) e no início desta manhã, indiferentes às últimas horas de bloqueio, motoristas usaram a estrutura em direção ao Centro.
Por volta das 6h30min, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estiveram no local e reforçaram a sinalização — balizadores com iluminação haviam sido retirados irregularmente. O problema de trafegar antes do horário previsto para liberação é que, acostumadas com o bloqueio, muitas pessoas seguem transitando a pé pelo local e poderiam ser atingidas por algum veículo.
A obra ficou parada durante dois anos. Ela só foi retomada após mobilização da comunidade, iniciada no fim de novembro de 2018, e foi comandada pelo empresário Eduardo Estima. Desde segunda-feira (11), a comunidade assumiu os custos de mais uma etapa da passagem de nível. Máquinas da prefeitura trabalham em uma das últimas duas alças de acesso que ainda não foram concluídas. Os trabalhos devem durar até o fim de abril.
Mesmo com mais essa parte da obra sendo executada pela comunidade, a prefeitura informa que seguirá com a intenção de realizar a licitação para finalizar a travessia. Falta ainda finalizar a última das quatro alças, construir muros, calçadas e alargar a Cristóvão Colombo, além de fazer a sinalização definitiva da obra.
Segundo a prefeitura, a construção da passagem de nível parou em outubro de 2016 com 85% de execução e precisa passar por nova licitação. O consórcio formado pelas empresas EPT, Serenge e Serki desistiu da obra. A alegação dada à prefeitura foi dificuldades financeiras.
O contrato para execução dos trabalhos foi assinado em agosto de 2012. A ordem de início foi dada somente em março de 2013, e a previsão era realizar o serviço num prazo de um ano. Só que os desvios no trânsito começaram apenas em julho daquele ano, e as obras tiveram início depois que os jogos deixaram Porto Alegre.