Foram substituídos na manhã desta sexta-feira (29) os últimos 55 parquímetros antigos de Porto Alegre. Com a implantação dos novos totens no Moinhos de Vento, concluiu-se a troca de todos os equipamentos.
Agora, a Capital conta com 220 parquímetros e 4.189 vagas nos bairros Azenha, Floresta, Menino Deus, Centro Histórico, Bom Fim, Tristeza e região do Foro Central. A partir de abril, a prefeitura inicia o processo de expansão. A região do Shopping Iguatemi deve ser a primeira a receber a nova Área Azul.
— São necessários pelo menos 30 dias de informação para que a população saiba que ali terão parquímetros. Mas, em maio, a região já deve estar contando com o serviço — afirma o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fabio Berwanger Juliano.
Um evento nesta sexta marcou a entrega por parte da empresa Zona Azul, responsável pelos equipamentos, de um carro para o monitoramento das áreas com vagas pagas.
— Nossa intenção é criar uma maior rotatividade nas vagas de estacionamento nas ruas. Oxigenar, principalmente próximo de áreas comerciais — concluiu Berwanger.
A substituição dos antigos parquímetros se iniciou em setembro passado. Em outubro, a cobrança teve início no Centro Histórico. O valor é de R$ 2,10 por hora e pode ser pago com cartões de crédito, débito ou pré-pago nos terminais de mobilidade ou pelo aplicativo Digipare.