Pelo oitavo ano, o Projeto Vó Chica distribuiu centenas de kits com material escolar para a comunidade carente de Porto Alegre. Desde cedo, longas filas se formaram para retirada dos itens, na Rua Luiz Sibemberg, 345.
Nesta edição, cerca 1,7 mil crianças devem ser beneficiadas, estima o coordenador do projeto, Cláudio Roberto da Costa, que mora no local. Com este número, a campanha atinge 10 mil estudantes ao longo dos últimos oito anos.
— No ano passado, entregamos 2,6 mil kits. Agora, um pouco menos, pois pegamos uma crise. Mas não nos abalamos —comemora Costa.
O material é arrecadado via doações de empresas, amigos e até mesmo de pessoas que pedem os itens de presente de aniversário para doar à campanha. Hoje, além dos materiais básicos, ainda foram entregues mil mochilas, todas oferecidas por uma empresa.
Nascida na Vila Safira, na zona leste de Porto Alegre, a iniciativa busca desconstruir a imagem negativa do local por meio de ações culturais que beneficiem toda a cidade.
— O Projeto trabalha com autoestima. Nossa Vila tinha um problema de imagem muito ruim, e começamos a desconstrui-la — explica o coordenador da iniciativa, que organiza diversos eventos destinados à comunidade ao longo do ano.