Um trabalho aparentemente invisível, mas que deve melhorar as condições de abastecimento de água no Quarto Distrito a partir de 2020, teve início nesta sexta-feira (1º). Em uma entrevista coletiva à imprensa na sede do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o prefeito Nelson Marchezan anunciou o começo dos trabalhos de troca de 32 quilômetros de redes de abastecimento na região.
— Essa não parece uma obra importante porque o abastecimento na região ainda não é um grande problema. Mas ela servirá justamente para que não ocorram problemas para levar água para as pessoas — disse o chefe do Executivo.
Conforme o Dmae, a necessidade da realização das obras partiu de relatos do setor operacional do departamento, que tinha de realizar manutenções frequentes na área. Ao todo, cerca de 8 mil pessoas dos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá serão impactadas pela mudança.
Serão investidos R$ 12 milhões na troca das redes, que ocorrerão em quatro frentes. Dividas por áreas, as obras serão realizadas por quatro empresas paralelamente. A primeira teve início nesta sexta-feira, e as demais estão previstas para começar na semana que vem. Os trabalhos devem durar 15 meses, e, segundo a prefeitura, não devem afetar o abastecimento de água no Quarto Distrito.
Além da substituição das redes de abastecimento, uma empresa foi contratada para fazer a análise das redes de esgoto na área. Residências que ainda não têm ligação com a rede adequada terão o esgoto direcionado para o lugar correto. Os trabalhos custarão R$ 1,3 milhão.