Seja para chegar ao trabalho ou dar um "rolê" pela cidade, o porto-alegrense vai ganhar mais uma opção sustentável para se locomover a partir deste sábado (17): patinetes elétricas compartilhadas.
O serviço será oferecido pelo aplicativo da Grin, que iniciará a operação com 200 veículos nos bairros Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim e Rio Branco. No smartphone, será possível fazer o cadastro e localizar as estações — pontos da cidade para encontrar e devolver as patinetes. Elas serão monitoradas em tempo real e recolhidas todas as noites pela empresa, que contará com equipe local para realizar o processo de coleta, recarga e recolocação diária nas estações.
A novidade é divulgada pela empresa como uma "alternativa divertida de transporte", que ocupa menos espaço que carros e motos e, garantem, são fáceis de guiar.
— Queremos que o serviço beneficie tanto usuários como não usuários, contribuindo para redução de carros nas ruas, da poluição e do ruído — diz Marcelo Loureiro, cofundador da Grin e copresidente da Grow Brasil.
Hoje, a Grin já está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Santos, Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Bogotá, Santiago e Montevidéu. Em janeiro de 2019, a empresa juntou-se à Yellow, startup que trouxe para o país o sistema de bicicletas sem estação, dando origem à holding Grow Mobility Inc. Apesar da parceria, a Yellow também tem planos de oferecer seus veículos em Porto Alegre — ainda não há mais informações a respeito.
Onde encontro o app para alugar uma patinete?
O aplicativo da Grin está disponível nas plataformas App Store e Google Play, e a startup também possibilitará o aluguel das patinetes por meio do aplicativo de entregas Rappi.
Como funciona o aluguel das patinetes elétricas?
Por meio do aplicativo da Grin, o usuário se cadastra, encontra e desbloqueia a patinete mais próxima.
Quanto custará o aluguel das patinetes?
O custo será de R$ 3 para o desbloqueio e o primeiro minuto de uso e mais R$ 0,50 por minuto adicional. Os dez primeiros minutos do primeiro passeio serão gratuitos.
Qual o horário de funcionamento?
Das 7h às 22h.
Há alguma restrição de uso?
Para garantir o uso cuidadoso das patinetes, a startup restringe o serviço para maiores de 18 anos, sendo permitido apenas uma pessoa por patinete por vez.
Onde eu poderei andar?
Os usuários são orientados a circulem em ciclofaixas e ciclovias, até o limite de 20 km/h e, se necessário, em calçadas, observando o limite de 6 km/h.
E quais os cuidados necessários?
A Grin recomenda que os clientes usem capacete e que mantenham sempre as duas mãos no guidão e os dois pés dentro da patinete. Em eventuais acidentes durante o passeio, eles contarão com cobertura de seguro.