O rompimento de uma adutora por volta das 19h45min de sábado (12) bloqueia totalmente o trânsito na Rua Prof. Cristiano Fischer neste domingo (13), no cruzamento com a Avenida Ipiranga, no bairro Partenon. As vias ficaram completamente alagadas e a Ipiranga teve leve engarrafamento sábado à noite.
Condutores — especialmente motociclistas — devem tomar cuidado ao passar pela Ipiranga no sentido Centro-bairro. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a alternativa é usar a Avenida Bento Gonçalves para fazer o deslocamento em direção à zona leste da Capital, pegando a Terceira Perimetral. No outro sentido da Avenida Ipiranga, em direção ao Centro, não há interferência no fluxo.
O rompimento ocorreu na Cristiano Fischer, próximo à entrada da PUCRS e em frente a uma casa de bombas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Ao menos uma formatura ocorria na universidade, o que atrapalhou a entrada de veículos. Ao longo da última semana e ao lado do mesmo acesso à instituição de ensino, o departamento municipal de águas havia realizado obras.
Equipes do Dmae trabalham no local, mas o bloqueio deve se manter nas próximas horas. No entanto, alagada com água potável em um trecho, a Cristiano Fischer impõe dificuldades para moradores se movimentarem.
— Tentei atravessar da PUCRS até aqui e quase caí — afirmou um morador, ao lado de dois filhos pequenos.
O porteiro de um prédio na rua interditada descreveu um barulho intenso quando do estouro da adutora.
— Parecia que tinham batido um carro. Depois foi um chafariz de água. Até arrancou o asfalto — afirmou o funcionário do prédio, apontando para a rua despedaçada.
Por causa dos serviços, os bairros Agronomia, Aparício Borges, Bom Jesus, Cascata, Ceitec, Cefer, Jardim Carvalho, Jardim Sabará, Lomba do Pinheiro, Partenon, Vila João Pessoa e Vila São José estão sem água. A previsão é normalizar o abastecimento apenas entre a noite de domingo (13) e madrugada de segunda-feira (14).