De acessibilidade à alimentação nas escolas, passando por capina, limpeza de valetas e iluminação, os serviços públicos de Porto Alegre podem ser avaliados pelos moradores em uma nova ferramenta digital.
A plataforma foi lançada pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). Chamada Carta de Serviços, ela também visa informar os cidadãos sobre quais são os serviços prestados pelos órgãos e entidades da administração municipal, como obter esses serviços, quais são os compromissos de atendimento estabelecidos, prazos, locais, horários de atendimento e documentações necessárias para acessá-los. Segundo informações da pasta, a intenção é de que seja uma forma de transparência e inclusão dos cidadãos de Porto Alegre no acesso aos serviços disponíveis, além de uma ferramenta de avaliação periódica da satisfação dos usuários.
— Nosso objetivo é fazer com que a sociedade se torne parte importante na melhoria do serviço público. Prestar os serviços é dever da prefeitura. Avaliar essa prestação é um direito do cidadão porto-alegrense — diz o secretário da Fazenda e interino da Transparência, Leonardo Busatto.
Ao abrir o site, o internauta se identifica como cidadão, representante de uma empresa ou servidor e pode escolher entre 20 categorias de serviços (como saúde, saneamento ou documentos, licenças e autorizações). Também há uma aba de pesquisa por palavras-chave.
Dentre mais de 350 serviços cadastrados pela prefeitura, um é o recolhimento de lixo descartado irregularmente por terceiro. Além de dar a possibilidade de avaliação do serviço, a prefeitura informa que é preciso realizar a demanda pelo canal 156 e que a previsão de prazo para realização do serviço é de 10 dias. Ao fazer a avaliação desse item, o morador deverá informar seu CPF e vai responder questões como "Você foi atendido no prazo previsto?" e "Você foi bem atendido em todas as etapas do serviço?". Há, ainda, um campo para sugestão de melhorias.