A Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre (Smed) afastou, por 30 dias, a direção da Escola Grande Oriente, localizada no bairro Rubem Berta. A escola é a mesma que teve uma professora agredida por socos pela irmã de um aluno em novembro do ano passado. A intervenção foi definida em portaria assinada pelo secretário Adriano Naves de Brito e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (14).
De acordo com o documento, o atual corpo diretivo da instituição não estava cumprindo o novo calendário letivo, que prevê aulas até 14 de fevereiro. Com a determinação, foram afastados o diretor, Geraldo Tadeu Vargas Affonso, a vice-diretora, Ana Flávia da Silveira Bersch, e a coordenadora pedagógica, Fernanda Leão Moreira.
— Os alunos estavam recebendo as notas finais no dia 11 de janeiro, quando as aulas devem terminar em 14 de fevereiro. Além disso, estudantes que não estavam em sala de aula apareciam como presentes na lista de chamada. O que foi apresentado foi suficientemente sério e levou à intervenção — detalha Brito.
Devido à greve de 2018, que chegou a 38 dias, a maioria das escolas municipais de Ensino Fundamental tiveram o calendário letivo atualizado, prevendo aulas até fevereiro de 2019.
— Estamos fazendo o acompanhamento dessas escolas para garantir que os alunos tenham as aulas recuperadas e não percam o ano — reitera o secretário.
Para Brito, a intervenção permitirá que os alunos tenham a carga horária cumprida e recebam os conteúdos didáticos previstos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que prevê 800 horas e 200 dias letivos. O secretário garante que, além dos quatro funcionários da Smed destacados para a intervenção, mais 11 profissionais da secretaria farão o suporte aos professores da Grande Oriente nesses 30 dias.
— Nós vamos fazer o que for necessário para garantir que os alunos tenham as aulas. E não excluímos a possibilidade de republicar o calendário em alguma escola se for preciso — afirma.
GaúchaZH ainda aguarda uma manifestação da atual direção da escola. Em contato telefônico com a instituição, a reportagem foi avisada de que o diretor estaria de férias e a vice-diretora em reunião.