Um grupo de moradores da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, interrompeu o trânsito na Estrada Afonso Lourenço Mariante em protesto contra a falta de água no fim da tarde desta quinta-feira (17). O fornecimento estaria prejudicado na região desde sábado (12).
Os moradores espalharam galhos de árvore e móveis pela via. Para cada 10 minutos de bloqueio, uma liberação de dois minutos. Diversas linhas de ônibus foram prejudicadas, fazendo com que passageiros descessem dos coletivos para finalizar o trajeto a pé. Caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) também foram parados antes de acessarem a estação de transbordo.
— Caminhei algumas quadras já. O ônibus está demorando mais. Mas temos que protestar mesmo. Estamos sem água desde sábado. E pagamos a conta todo mês — afirmou Adão Rosa, 50 anos.
Até o início da noite, a Brigada Militar negociava a liberação na via. A Guarda Municipal também acompanhava o ato.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que há um problema na Estação de Bombeamento de Água Beco do Davi, também na Zona Leste. A previsão, conforme o órgão, é de que o serviço seja normalizado durante a noite.