Nomes de mascotes obedecem a modismos como os nomes de humanos? E as raças também variam conforme a época? Um levantamento da DogHero — empresa que liga cães hóspedes a humanos anfitriões — sinaliza que sim. Ao menos entre os 16 mil cães cadastrados em Porto Alegre.
Conforme um levantamento feito pela empresa, o casal "Enzo e Valentina" dos pets são, respectivamente, Thor, para machos, e Mel, para fêmeas (leia, abaixo, os números completos da pesquisa). Os nomes soam mesmo familiares para a médica veterinária, escritora e colaboradora sobre pets da revista Donna, Daisy Vivian:
— Mel é um nome que ouço desde que abri consultório, no início dos anos 2000, e que ainda não caiu em desuso. É um nome doce, curto, às vezes associado com a pelagem. É usado até para machos, de vez em quando. E também é um nome associado a apelidos ou nomes de humanos, que é outra tendência recente.
A veterinária repara que os cachorros de décadas atrás se chamavam Réx, Totó, Laika, Tobby, Bolinha, Preta. Hoje, ganharam nomes humanizados como Mag, Nina, Lola, Bela, para fêmeas, ou Luke, Fred, Bob e Chico para machos. Todos esses constam na lista dos mais populares.
— A nossa Mel foi por causa do pelo mesmo. Quando era filhote, ela era dourada nas costas e branca na barriga — conta Ana Paula Vicente, com o marido Paulo Renato Lindner.
Sobre a popularidade de Thor, segundo a veterinária, pode ter a ver com a popularidade do super-herói da Marvel Comics ou ainda ser uma brincadeira: dar um nome poderoso a um cão de porte não lá muito intimidador. É o caso do Thor desta reportagem: um escabelado e simpático yorkshire que virou xodó do Bazar Mimo Futebol de Mesa, loja do Centro Histórico.
— Achamos que combinava com ele, ora — resume Mariana Marrone Romano.
Mel é um nome doce, curto, às vezes associado com a pelagem. É usado até para machos, de vez em quando. E também é um nome associado a apelidos ou nomes de humanos, que é outra tendência recente
DAISY VIVIAN
Médica veterinária e escritora
Raças também têm seu tempo. Muito por modismo. Conforme o seriado Lassie caiu no esquecimento, se foram os collies. O pug, por exemplo, estourou no Brasil com a popularidade da novela Por Amor, de 1997, em que a personagem de Françoise Forton enfeitava a sua cadelinha com vestidos. Poodles, embora ainda muitos, devem sair da lista com o tempo. Já os Lulus da Pomerânia aparecem como uma tendência forte dos últimos três anos.
Hoje, as raças mais populares de Porto Alegre são, na ordem, shih tzu, yorkshire, dachshund, lhasa apso, poodle, buldogue francês, pug, golden retriever e maltês. Segundo Daisy, a escolha de uma raça, além de modismos, passa por conveniências que mudam com o tempo, como o tamanho menor dos apartamentos, das famílias e a busca por companhia, o que privilegia raças pequenas e de comportamento sereno.
— Daí a popularidade do shih tzu, que é um cão muito tranquilo e quieto. Se você puser um pinscher em uma varanda, por exemplo, é capaz de ele passar o dia berrando. O shih tzu vai tirar uma soneca. A pelagem dele é farta, mas pode ser tosada. Já o yorkshire é muito brincalhão, agrada crianças, e é um bom companheirinho — avalia, ela mesma dona de yorkshire chamada Suki, que divide atenções com um golden chamado Gordo e com uma vira-latas chamada Tiffany .
Mas a veterinária faz uma ressalva.
— A grande raça da moda é a raça nenhuma. Mais do que nunca as pessoas estão trocando a escolha de uma raça pela adoção de um vira-latas — observa Daisy, que recentemente publicou um livro contando histórias de famílias que mudaram depois da adoção de cães, Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É (Editora Zeus, 2018).
O levantamento da DogHero diz o mesmo. Para cada yorkshire, segunda raça mais popular da lista, há pelo menos cinco cães sem raça definida cadastrados. E, claro, devidamente batizados.
Dados do "censo canino"* em Porto Alegre:
Raças mais populares
- Sem raça definida: mais de 5 mil
- Shih tzu: 1.846
- Yorkshire: 1.088
- Dachshund: 653
- Lhasa apso: 650
- Poodle: 650
- Buldogue francês: 434
- Pug: 411
- Golden retriever: 367
- Maltês: 340
Nomes mais populares — Fêmeas
- Mel: 283
- Luna: 220
- Nina: 210
- Lola: 196
- Mag: 182
- Bela: 129
- Amora: 121
- Cacau: 104
- Belinha: 97
- Sophia: 86
Nomes mais populares — Machos
- Thor: 204
- Luke: 132
- Fred: 127
- Bob: 84
- Chico: 76
- Teo: 73
- Tobby: 69
- Bud: 66
- Boris: 62
- Buddy: 57