A algumas horas do fim do prazo, 56% dos taxistas de Porto Alegre entregaram o exame toxicológico para a renovação da Identidade do Condutor de Transporte Público (ICTP), conhecido como carteirão.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o documento é necessário para exercer a função. Até quinta-feira (20), dos 7.682 profissionais, apenas 4370 haviam apresentado o exame. O prazo encerra às 16h.
Todos os taxistas devem apresentar o laudo na EPTC e, para obter a renovação do carteirão, o taxista deverá passar no exame. Quem tem o ICTP com validade maior do que 21 de dezembro também tem este prazo para apresentar o documento. Não haverá prorrogação do período de entrega do exame.
O gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto, diz que o movimento na manhã desta sexta-feira (21) foi maior que o habitual, inclusive com filas até o meio-dia, mas, apesar disso, nem todos os motorista vão entregar o documento.
— O movimento foi grande agora pela manhã. A gente gostaria que todos os motoristas entregassem o laudo, mas infelizmente isso não vai ocorrer — disse o gerente.
O endereço para a entrega do exame toxicológico é Avenida Érico Veríssimo, 100, no setor de Cadastro de Operadores.
A nova lei dos táxis foi aprovada em julho na Câmara Municipal. Ela determina que os taxistas façam o exame a cada 12 meses. O teste identifica substâncias ilícitas até seis meses após o consumo.